domingo, 1 de maio de 2016

ISLÂNDIA E SEU ESPETACULAR SOL DA MEIA NOITE

O Sol da meia-noite é um fenômeno natural observável ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, locais onde o Sol é visível por 24 horas do dia, nas datas próximas ao solstício de verão.


As regiões povoadas que podem desfrutar deste fenômeno estão todas no hemisfério norte: Estados Unidos(Alasca), CanadáGroenlândiaNoruegaSuéciaFinlândiaRússia e o extremo norte de Islândia, já que no hemisfério sul não há assentamentos permanentes suficientemente próximos do polo (salvo as bases antárticas, habitadas por uns poucos cientistas e pessoal militar).


Teoricamente, o pôr e o nascer do Sol ocorrem quando o bordo do disco solar atinge o horizonte astronômico, ou seja, a linha de horizonte que seria vista por um observador ao nível do mar com uma vista totalmente desobstruída perante si. Na realidade o pôr e o nascer do Sol são vistos quando o centro do disco solar está cerca de 50’ (minutos de grau), abaixo do horizonte. Tal deve-se à própria dimensão angular do disco solar sobre o céu e, principalmente, à curvatura dos raios solares causada por refração na atmosfera quando o Sol incide em ângulos baixos, como é o caso quando está próximo do horizonte. Este efeito atmosférico tem grande importância nas zonas circumpolares, pois aí o Sol permanece durante largos períodos próximo do horizonte e as condições de muito baixa temperatura atmosférica o que pode causar grandes variações (de horas) no período de visibilidade do Sol ou do crepúsculo.


No vídeo de Joe Capra é possível ver o quão espetacular é esse evento, durante a filmagem deste vídeo, foram tiradas 38 mil fotos, ele viajou cerca de 4700 km e viu algumas das paisagens mais incríveis, belas e indescritíveis deste planeta. Segundo Joe Capra a Islândia é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos e incomuns que se consiga imaginar. Especialmente durante o Sol da meia-noite, quando a qualidade da luz a incidir na paisagem é muito invulgar - e muito espetacular.



"A Islândia, durante o Sol da meia-noite, fica numa espécie de estado de perpétuo pôr-do-Sol. O Sol nunca se põe completamente e viaja horizontalmente no horizonte durante a noite."



 Siga a pagina também no FACEBOOK

Se gostou curta e compartilhe, se não gostou deixe sua sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário