terça-feira, 5 de abril de 2016

Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes. Segue algumas fotos de momentos históricos e terríveis .

A II Guerra Mundial sem dúvida foi o episódio mais trágico na história da humanidade até os dias de hoje.










Soldados prestam homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

 “O menino do gueto de Varsóvia” é o nome dado a um menino judeu com não mais do que 10 anos de idade que foi preso por soldados alemães.

Filho corre para se despedir do pai antes que ele fosse para a guerra.

 Uma das fotografias mais controversas, mas que foi utilizada pelos Aliados e pelos nazistas.


Em 1940, os soldados nazistas invadiram Paris.



 Soldados alemães muçulmanos da era nazista em oração.



Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.



Os nazistas foram responsáveis ​​pelo Holocausto, a matança de cerca de seis milhões de judeus, bem como dois milhões de poloneses e quatro milhões de outros que foram considerados "indignos de viver" (incluindo os deficientes e doentes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, homossexuais, maçons, testemunhas de jeová e ciganos), como parte de um programa de extermínio deliberado. Cerca de 12 milhões, a maioria dos quais eram do Leste Europeu, foram empregados na economia de guerra alemã como trabalhadores forçados.







A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.

 “Kiss in Times Square”, uma das fotografias mais icônicas do século XX, foto tirada em 14 de agosto de 1945 pelo  fotógrafo Alfred Eisenstaedt.,o famoso “V-J Day”, quando o exército americano derrotou o japonês e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário